O Parque Agrícola da Alta de Lisboa (PAAL), inaugurado em 2015, é o primeiro Parque Agrícola de base comunitária, num processo liderado pela Associação de Valorização Ambiental da Alta de Lisboa (AVAAL), um exemplo de envolvimento entre cidadãos e autarquias na definição de um novo modelo de gestão e participação no uso da estrutura ecológica.

A AVAAL – Associação para a Valorização Ambiental da Alta de Lisboa, é uma ONG de Ambiente, devidamente constituída e registada, sendo a sua missão a “ecologia cívica”, definida como o desenvolvimento social através da valorização ambiental em comunidades locais.
A AVAAL, após 8 anos de intensa dedicação e trabalho, e com o imprescindível apoio de parceiros relevantes da Administração e Sociedade Civil, inaugurou em Maio deste ano a 1ª fase do PAAL – Parque Agrícola da Alta de Lisboa.
Esta 1ª fase do PAAL conta com uma área de cerca de 20.000 m2 e 100 hortelões instalados, e é já um espaço de referência na agricultura urbana comunitária nacional.
A 2ª fase está em desenvolvimento e constituirá um espaço complementar à produção hortícola, sendo mais virada para a constituição de vinha, pomares, prados e matas, num todo de grande valor ecológico e social.